PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Detran-MS inicia licenciamento 2026 com parcelamento digital de débitos

Rosana Nunes em 03 de Junho de 2026

Mireli Obando

Tela do BBpay de parcelamento dos débitos

O Detran-MS iniciou nesta semana o calendário anual de licenciamento de veículos 2026 com uma novidade para facilitar a regularização da frota estadual. Proprietários de veículos podem parcelar débitos vinculados ao licenciamento diretamente pelo Portal Meu Detran, ampliando as opções para quem precisa quitar pendências e emitir o documento.

A funcionalidade está disponível exclusivamente no Portal Meu Detran e permite o parcelamento de multas e outros débitos que impedem a emissão do licenciamento. O serviço é realizado por meio do BBPay, solução do Banco do Brasil, instituição financeira oficial do Governo do Estado.

A iniciativa integra o processo de transformação digital do Detran-MS. No mês passado, a modalidade de parcelamento já havia sido disponibilizada para serviços relacionados à habilitação, como primeira CNH e renovação. Agora, a ferramenta também contempla débitos de veículos, permitindo que todo o processo de regularização seja feito de forma on-line.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão. Muitas vezes a pessoa quer regularizar o veículo, mas acaba encontrando dificuldades financeiras por acumular multas e outros débitos. Com essa possibilidade de parcelamento dentro do Portal Meu Detran, estamos oferecendo mais acesso, praticidade e segurança para que o cidadão consiga ficar em dia”, afirmou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

O novo sistema de parcelamento passa a atender mais de meio milhão de veículos que entram no calendário de licenciamento neste mês de junho. O prazo para os proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 segue até 30 de junho.

Os vencimentos obedecem ao novo calendário de licenciamento definido pelo Detran-MS em abril deste ano. Com a alteração, os veículos com placas finais 1, 2 e 3 vencem em junho; finais 4, 5 e 6 em julho; finais 7 e 8 em agosto; final 9 em setembro; e final 0 em outubro.

Dados do Detran-MS apontam que aproximadamente 569 mil veículos com placas finais 1, 2 e 3 entram no calendário de licenciamento neste mês. Desse total, mais de 155 mil proprietários já anteciparam o pagamento do documento, o que representa cerca de 27% da frota contemplada nesta etapa.

Entre os municípios com maior número de licenciamentos quitados antecipadamente, Campo Grande lidera com mais de 95 mil veículos regularizados. Dourados aparece em seguida, com quase 30 mil pagamentos, seguido por Três Lagoas, com mais de 18 mil. Ponta Porã registra mais de 8 mil licenciamentos pagos e Corumbá soma cerca de 5,9 mil.

Alerta para golpes

O Detran-MS também reforçou o alerta sobre golpes envolvendo falsos sites de emissão de guias. Nesta semana, uma cidadã procurou o órgão após perceber que havia sido vítima de fraude, mesmo após registrar boletim de ocorrência e comunicar o caso à Polícia Civil.

Para evitar prejuízos, o órgão orienta que os cidadãos utilizem apenas os canais oficiais para emissão de guias e acesso aos serviços digitais. O Portal Meu Detran exige autenticação por login e senha ou conta Gov.br.

Outra alternativa segura é o aplicativo Meu Detran MS, disponível para smartphones. No entanto, a opção de parcelamento de débitos ainda não está disponível no aplicativo. Os usuários também podem solicitar a emissão da guia de licenciamento por meio da assistente virtual Glória, pelo WhatsApp (67) 3368-0500, no atendimento humanizado.

Com informações da assessoria de comunicação do Detran-MS.

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.