Da Redação em 19 de Maio de 2026
Divulgação/PMC

Cláudio Soares Braga destacou que enfrentamento à LGBTfobia exige atuação permanente e integrada entre Executivo, Legislativo e sociedade civil
Durante o uso da tribuna, o representante da Gerência de Políticas Públicas LGBT, Claudio Eduardo Soares Braga, destacou a importância do fortalecimento institucional das ações voltadas à comunidade LGBTQIA+ e cobrou maior atenção do Poder Legislativo às demandas do segmento.
Segundo ele, o enfrentamento à LGBTfobia exige atuação permanente e integrada entre Executivo, Legislativo e sociedade civil.
“É fundamental que atuemos como uma rede comprometida com os interesses dos nossos munícipes. O trabalho conjunto com o Poder Legislativo fortalece as políticas públicas e amplia nossa capacidade de garantir direitos”, afirmou.
Na plenária, também foi defendida a criação de marcos normativos e legislações municipais que assegurem maior respaldo institucional às políticas públicas destinadas à população LGBT, fortalecendo ações permanentes de combate à violência, discriminação e exclusão social.
Conforme Claudio Eduardo, o município tem avançado na construção de políticas inclusivas, mas ainda existem fragilidades relacionadas à ausência de legislações específicas e diretrizes municipais voltadas à população LGBTQIA+.
Ele informou que está em fase de elaboração um Projeto de Lei que prevê a criação de uma Rede Municipal de Enfrentamento à LGBTfobia, com o objetivo de integrar serviços, fortalecer a proteção de direitos e ampliar a participação da sociedade civil nas discussões sobre o tema.
Durante a manifestação, também foi destacado o reconhecimento técnico recebido recentemente por um projeto apresentado ao Governo Federal relacionado às ações desenvolvidas pela pasta LGBT no município.
A Gerência de Políticas Públicas LGBT ressaltou ainda que a atual gestão municipal mantém posicionamento institucional favorável à inclusão, à equidade e ao respeito à diversidade. Em referência à data, a Prefeitura divulgou um vídeo oficial nas redes sociais em que o prefeito reafirma o compromisso da administração municipal com a promoção da cidadania e do combate à discriminação.
Ao final da fala, Claudio Eduardo agradeceu o espaço concedido pela Câmara Municipal e o apoio da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo vereador Hesley Sant'Ana.
“Hoje, renovamos o compromisso de rejeitar toda forma de preconceito, discriminação e violência, não apenas contra a população LGBT, mas contra qualquer grupo social. Estamos lutando não por direitos a mais, mas pela garantia dos direitos assegurados pela Constituição Federal”, concluiu.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.
No Diário Corumbaense, os comentários feitos são moderados. Observe as seguintes regras antes de expressar sua opinião:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. O Diário Corumbaense se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.