PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cultura, música e diversidade marcam início do Festival América do Sul em Corumbá

Da Redação em 15 de Maio de 2026

Clóvis Neto/PMC

Concerto homenageou a cantora argentina Mercedes Sosa e reuniu a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e a Orquestra de Câmara do Pantanal

A 19ª edição do Festival América do Sul teve início na noite de quinta-feira (14), no Porto Geral de Corumbá, reunindo autoridades, artistas e público em uma programação marcada pela diversidade cultural. O evento, promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura de Corumbá, segue até domingo (17) com atrações voltadas à integração entre os países sul-americanos.

Durante a abertura, o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, destacou a importância da cooperação entre o município e o Governo do Estado para a realização do festival. Segundo ele, o FAS fortalece a identidade cultural da região e movimenta diferentes setores da economia local.

“O festival representa entretenimento, arte e integração cultural, além de gerar impacto positivo no turismo, na rede hoteleira, no comércio e para trabalhadores informais”, afirmou o prefeito.

Participando da abertura, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Alessandro Menezes, também destacou a parceria entre Estado e Município na realização do evento. “A parceria com a Prefeitura é fundamental porque as políticas públicas acontecem nos municípios, onde as pessoas efetivamente vivem. Esse festival tem todo simbolismo porque representa a América do Sul”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Edu Mendes, lembrou os desafios enfrentados para a realização da edição deste ano, mas destacou o empenho do Governo do Estado em manter o evento. “O festival não é só música. Ele traz literatura, dança, hip hop, audiovisual, circo, teatro, moda e artesanato. É um festival muito complexo, em que a população de Corumbá comparece, participa, vivencia e leva essa experiência para casa”, disse.

O deputado estadual Paulo Duarte também destacou a importância cultural, turística e econômica do festival para Corumbá e ressaltou o compromisso do Estado com o evento. “Esse era um compromisso do governador Eduardo Riedel, da manutenção do festival. Todo mundo sabe do momento difícil do ponto de vista econômico, mas a cultura é prioridade. Aqui não é uma mera festa, estamos falando de arte, de cultura, mas também de geração de renda para Corumbá e Ladário”, afirmou o parlamentar ao definir a cultura como “uma indústria sem chaminé”.

A programação de abertura contou com o espetáculo “Mercedes Sosa – A Voz da América do Sul”, realizado no Palco da América. O concerto homenageou a cantora argentina Mercedes Sosa e reuniu a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e a Orquestra de Câmara do Pantanal, em apresentações inspiradas na cultura latino-americana. As cantoras Juci Ibanez, Marta Cel e Lorraine Espíndola participaram da apresentação.

Encerrando a primeira noite, o DJ PV subiu ao palco em uma participação inédita do segmento gospel no festival. De acordo com a organização, a inclusão da atração busca ampliar a diversidade cultural e religiosa presente no evento.

Veja aqui a programação completa. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE