PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diretor pede preservação de prédio histórico e contesta demolição para ampliação da ETA em Corumbá

Rosana Nunes em 14 de Maio de 2026

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Área onde funcionava o clube foi declarada de utilidade pública para viabilizar a ampliação da ETA

Diretoria do Riachuelo Futebol Clube solicitou apoio das autoridades para impedir a demolição do imóvel localizado na rua Frei Mariano, entre as ruas Cabral e Colombo, na região central de Corumbá. O prédio está incluído no projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) coordenado pela Sanesul, concessionária de água e esgoto.

A defesa da preservação foi apresentada nesta semana na Câmara Municipal pelo integrante da diretoria do clube, Ivalney José Fernandes de Britto. Durante discurso na tribuna, ele pediu a mobilização do poder público, dos órgãos de preservação histórica, do Ministério Público e da sociedade civil para evitar a demolição do imóvel.

Segundo o dirigente, o caso exige diálogo entre as partes e a busca de alternativas que conciliem o desenvolvimento urbano com a preservação da memória histórica, cultural e social ligada ao clube. Ele destacou que o Riachuelo integra a trajetória histórica de Corumbá e, por décadas, sediou atividades esportivas, culturais e sociais voltadas à comunidade.

Ivalney também questionou a desapropriação do imóvel, atualmente contestada na Justiça. Para ele, o prédio possui valor histórico, cultural e simbólico incompatível com sua demolição para atender interesses administrativos relacionados à ampliação da estrutura da Sanesul.

Divulgação/Câmara de Corumbá

Integrante da diretoria do clube, Ivalney José Fernandes de Britto falou sobre a situação na tribuna da Câmara

O dirigente, que não confirmou quantos sócios o clube tem hoje, defendeu ainda a realização imediata de estudos técnicos visando o tombamento histórico e cultural do prédio, como forma de garantir proteção legal permanente ao imóvel. Conforme argumentou, a Constituição Federal assegura a proteção do patrimônio cultural brasileiro, cujo valor ultrapassa critérios econômicos e envolve relevância histórica, afetiva e coletiva. 

Licitação prevê demolição e nova estrutura da ETA

A Sanesul já abriu a Licitação nº 005/2026 (Processo nº 00.088/2026/GEPRO/SANESUL) para ampliação da Estação de Tratamento de Água de Corumbá.

O certame prevê a contratação, em regime de execução semi-integrada, de empresa responsável pela demolição da estrutura do antigo Clube Riachuelo e implantação de um sistema de tratamento de resíduos da estação. O projeto inclui licenciamento ambiental, destinação adequada dos resíduos e execução completa das obras.

A abertura das propostas está marcada para 7 de julho de 2026, às 9h, enquanto o prazo para protocolo encerra em 6 de julho, às 17h, na Gerência de Licitações e Contratos da Sanesul.

Os recursos para a obra são provenientes da própria Sanesul e do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

A área onde funcionava o clube foi declarada de utilidade pública para viabilizar a ampliação da ETA. O imóvel, que permaneceu abandonado durante anos, apresenta atualmente deterioração avançada e parte da estrutura comprometida.

Após o decreto de utilidade pública, a Sanesul obteve na Justiça a imissão na posse do imóvel mediante depósito de indenização. A empresa afirma que todo o procedimento seguiu as normas previstas no Decreto-Lei nº 3.365/1941, que regula desapropriações por utilidade pública.

A expectativa da companhia é que a nova estrutura aumente a capacidade de tratamento de água e atenda às exigências ambientais da cidade.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Corumbá e da Sanesul.

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE