Rosana Nunes em 14 de Maio de 2026
Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Área onde funcionava o clube foi declarada de utilidade pública para viabilizar a ampliação da ETA
A defesa da preservação foi apresentada nesta semana na Câmara Municipal pelo integrante da diretoria do clube, Ivalney José Fernandes de Britto. Durante discurso na tribuna, ele pediu a mobilização do poder público, dos órgãos de preservação histórica, do Ministério Público e da sociedade civil para evitar a demolição do imóvel.
Segundo o dirigente, o caso exige diálogo entre as partes e a busca de alternativas que conciliem o desenvolvimento urbano com a preservação da memória histórica, cultural e social ligada ao clube. Ele destacou que o Riachuelo integra a trajetória histórica de Corumbá e, por décadas, sediou atividades esportivas, culturais e sociais voltadas à comunidade.
Ivalney também questionou a desapropriação do imóvel, atualmente contestada na Justiça. Para ele, o prédio possui valor histórico, cultural e simbólico incompatível com sua demolição para atender interesses administrativos relacionados à ampliação da estrutura da Sanesul.
Divulgação/Câmara de Corumbá

Integrante da diretoria do clube, Ivalney José Fernandes de Britto falou sobre a situação na tribuna da Câmara
Licitação prevê demolição e nova estrutura da ETA
A Sanesul já abriu a Licitação nº 005/2026 (Processo nº 00.088/2026/GEPRO/SANESUL) para ampliação da Estação de Tratamento de Água de Corumbá.
O certame prevê a contratação, em regime de execução semi-integrada, de empresa responsável pela demolição da estrutura do antigo Clube Riachuelo e implantação de um sistema de tratamento de resíduos da estação. O projeto inclui licenciamento ambiental, destinação adequada dos resíduos e execução completa das obras.
A abertura das propostas está marcada para 7 de julho de 2026, às 9h, enquanto o prazo para protocolo encerra em 6 de julho, às 17h, na Gerência de Licitações e Contratos da Sanesul.
Os recursos para a obra são provenientes da própria Sanesul e do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).
A área onde funcionava o clube foi declarada de utilidade pública para viabilizar a ampliação da ETA. O imóvel, que permaneceu abandonado durante anos, apresenta atualmente deterioração avançada e parte da estrutura comprometida.
Após o decreto de utilidade pública, a Sanesul obteve na Justiça a imissão na posse do imóvel mediante depósito de indenização. A empresa afirma que todo o procedimento seguiu as normas previstas no Decreto-Lei nº 3.365/1941, que regula desapropriações por utilidade pública.
A expectativa da companhia é que a nova estrutura aumente a capacidade de tratamento de água e atenda às exigências ambientais da cidade.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Corumbá e da Sanesul.
Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.
No Diário Corumbaense, os comentários feitos são moderados. Observe as seguintes regras antes de expressar sua opinião:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. O Diário Corumbaense se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.