PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Corumbá investe em telessaúde para ampliar acesso a consultas especializadas

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC em 13 de Maio de 2026

Divulgação/PMC

Modelo adotado prevê atendimento conjunto entre o médico da unidade básica e o especialista remoto

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, afirmou que a Prefeitura está ampliando os investimentos em telessaúde como estratégia para enfrentar a escassez de médicos especialistas e descentralizar os atendimentos na rede municipal.

Segundo o chefe do Executivo, após a reorganização do funcionamento das unidades de saúde, a gestão passou a concentrar esforços na ampliação das consultas especializadas. Entre as prioridades está a implantação do teleatendimento diretamente nas unidades básicas de saúde dos bairros.

“A dificuldade hoje para conseguir especialistas é muito grande. Às vezes, falamos de neuropediatra, endocrinologista, reumatologista. Não conseguimos profissionais suficientes no mercado. A saída encontrada no Brasil inteiro é a telessaúde”, afirmou o prefeito durante entrevista ao Grupo Pantanal de Comunicação.

O modelo adotado prevê atendimento conjunto entre o médico da unidade básica e o especialista remoto. As consultas são realizadas no próprio posto de saúde, evitando deslocamentos de pacientes para outras cidades em busca de atendimento.

De acordo com Dr. Gabriel, além de ampliar o acesso da população às especialidades médicas, o sistema também contribui para a qualificação dos profissionais da rede municipal.

“O médico que acompanha o caso aprende junto com o especialista. Isso fortalece a saúde do município”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda que a telessaúde pode ajudar a reduzir a sobrecarga nas agendas dos especialistas, permitindo que os casos mais simples sejam resolvidos remotamente e priorizando o atendimento presencial aos pacientes em situação mais grave.

“Casos mais leves podem ser resolvidos pela telessaúde, desafogando a agenda do especialista para os pacientes mais graves”, afirmou.

Dr. Gabriel também defendeu a ampliação da aceitação do atendimento remoto entre profissionais e usuários do sistema público de saúde. Segundo ele, ainda existe resistência por parte de alguns setores, mas a tendência é de maior adesão conforme a população passe a utilizar a ferramenta.

“Quando as pessoas começarem a usar, vão perceber a diferença”, declarou.

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE