PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bombeiros realizam queima controlada para prevenir incêndios florestais em parque de MS

Fonte: Agência de Notícias da Secom MS em 11 de Maio de 2026

Ewerton Pereira/Secom MS

Antes da queima, foi realizado um mapeamento detalhado da área com uso de geotecnologias

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul realizou uma operação de queima prescrita no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri), na Bacia do Rio Paraná, como parte das ações de prevenção aos incêndios florestais no Estado. O trabalho ocorreu entre os dias 1º e 4 de maio e utilizou técnicas de Manejo Integrado do Fogo (MIF).

A ação teve como objetivo reduzir a biomassa acumulada e o material combustível disponível na área, diminuindo o risco de incêndios de grandes proporções durante o período de estiagem.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Samuel Pedrozo, o manejo controlado do fogo é uma ferramenta importante para evitar queimadas severas. “Essas práticas são essenciais para o controle da biomassa acumulada, reduzindo o risco de grandes incêndios florestais”, afirmou.

O planejamento da operação levou em consideração a influência do fenômeno El Niño, que pode aumentar o risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul devido às altas temperaturas e irregularidade das chuvas previstas para este ano.

O trabalho contou com bombeiros militares, viaturas de combate a incêndio e apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), responsável pela administração do parque, que possui 73,3 mil hectares e abrange áreas dos municípios de Taquarussu, Naviraí e Jateí.

Antes da queima, foi realizado um mapeamento detalhado da área com uso de geotecnologias. A operação utilizou drones equipados com sensores infravermelhos e câmeras térmicas para monitoramento contínuo, inclusive durante a noite, além de auxiliar na identificação da fauna presente na região.

A queima foi executada no período de maior temperatura do dia, em torno de 30°C. Com a queda da temperatura e o aumento da umidade no fim da tarde, o fogo perdeu intensidade e se extinguiu naturalmente. As equipes permaneceram em monitoramento durante toda a operação.

De acordo com o Imasul, o manejo também auxilia na eliminação de espécies exóticas, favorece a regeneração da vegetação nativa e protege áreas de floresta mais sensíveis ao fogo.

A técnica de queima prescrita é realizada de forma lenta e controlada, permitindo a fuga da fauna e preservando a estrutura da vegetação. Segundo os responsáveis pela operação, a prática evita que o excesso de material seco se transforme em combustível para incêndios de grandes proporções durante a seca.

No ano passado, o Corpo de Bombeiros também realizou uma ação semelhante no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, nos municípios de Aquidauana e Corumbá, considerada a primeira operação de Manejo Integrado do Fogo em unidade de conservação localizada no Pantanal sul-mato-grossense.

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE