Da Redação em 01 de Junho de 2026
Clóvis Neto/PMC

Simpósio realizado no auditório da Embrapa Pantanal
Com o tema “Corumbá Mais Verde e Resiliente”, o simpósio marca o início de uma semana dedicada à conscientização ambiental e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção dos recursos naturais e à melhoria da qualidade de vida da população.
Na abertura do evento, a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, destacou a importância de ampliar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de preparar as cidades para enfrentar os desafios ambientais cada vez mais presentes no cotidiano.
“Vivemos um momento em que a pauta climática deixou de ser uma preocupação distante. Ela passou a fazer parte do nosso dia a dia. As secas prolongadas, as ondas de calor extremo, os incêndios florestais e os eventos climáticos cada vez mais intensos exigem que as cidades se preparem para uma nova realidade”, afirmou.
Cristina ressaltou ainda que Corumbá já sente os efeitos dessas transformações, registrando períodos prolongados de calor intenso e enfrentando desafios relacionados à conservação ambiental e ao desenvolvimento urbano sustentável. Segundo ela, iniciativas como o simpósio são fundamentais para promover o intercâmbio de conhecimentos e construir soluções integradas para o município.
O tema principal do encontro foi a apresentação do Plano Municipal de Arborização Urbana, conduzida pela analista de projetos e bióloga da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Marina Daibert.
O evento também contou com painéis técnicos sobre arborização urbana, infraestrutura verde, manejo de vegetação em sistemas elétricos, drenagem urbana e saneamento ambiental. As atividades reúnem especialistas de instituições públicas e privadas, fortalecendo o diálogo sobre estratégias para tornar Corumbá mais preparada diante dos desafios climáticos.
A programação prossegue nesta terça-feira, 2 de junho, com atividades no Jardim da Independência. Das 15h às 19h, ocorre a Feira do Meio Ambiente, com exposições de projetos sustentáveis. No mesmo período, entre 15h e 16h30, estudantes participam da Gincana Sustentável, iniciativa voltada à promoção da reciclagem e da educação ambiental de forma educativa e interativa.
O encerramento da programação será na quarta-feira, 3 de junho, com um mutirão de plantio de árvores nativas. A ação começa às 8h, na avenida Rio Branco, em frente ao Corpo de Bombeiros Militar, reforçando a meta municipal de ampliar a arborização urbana.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.
Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.
08/06/2026 Arborização urbana ganha reforço com plantio de ipês-rosa em Corumbá
No Diário Corumbaense, os comentários feitos são moderados. Observe as seguintes regras antes de expressar sua opinião:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. O Diário Corumbaense se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.