PUBLICIDADE

Animais peçonhentos são tema de workshop inédito com visitação aberta hoje

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC em 28 de Maio de 2026

Clóvis Neto/PMC

Nesta quinta-feira, uma exposição está aberta no Centro de Convenções

Teve início nesta quinta-feira, no Centro de Convenções do Pantanal, o 1º Workshop da Macrorregião Pantanal sobre Animais Peçonhentos. O evento reúne profissionais da saúde, especialistas, acadêmicos e representantes de diversas instituições para promover capacitação e fortalecimento das ações de prevenção e atendimento envolvendo acidentes com espécies peçonhentas na região pantaneira.

Durante a abertura, a secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, destacou a importância do evento para a realidade da região pantaneira. “Quero agradecer a todos os envolvidos na realização deste workshop. Nós moramos em um local riquíssimo, que é o Pantanal, e essa é uma grande oportunidade de acrescentar conhecimento à nossa prática e à assistência que prestamos à população”, afirmou.

A coordenadora do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Paula Helena Santa Rita, ressaltou a relevância e o alcance do workshop. “Fiquei lisonjeada em ser convidada para um evento deste nível. Espero que seja o primeiro de muitos. A abrangência como ele foi pensado é algo muito diferenciado. Geralmente esses eventos são destinados à área acadêmica, mas a organização pensou no macro, atingindo pessoas de várias áreas e profissões. Isso é de suma importância para a disseminação do conhecimento”, destacou.

Clóvis Neto/PMC

Iniciativa busca ampliar o conhecimento técnico dos participantes

A gerente de Vigilância em Saúde, Walkiria Arruda, reforçou o convite para participação das atividades e da exposição aberta ao público. Inicialmente, a exposição aconteceria somente nesta quinta, mas devido à grande procura, foi estendida para a sexta-feira (29), das 8h às 17h. "Quem quiser também pode participar da parte técnica. Na sexta-feira teremos aulas práticas de manejo. É uma oportunidade única para a nossa região e as inscrições estão sendo feitas na hora”, explicou.

A programação contempla palestras, atividades teóricas e práticas voltadas à identificação de animais peçonhentos, condutas adequadas em situações de risco, primeiros socorros e panorama epidemiológico da região. A iniciativa busca ampliar o conhecimento técnico dos participantes e reforçar as estratégias de conscientização e prevenção junto à população.

O evento é uma realização da Prefeitura de Corumbá, em parceria com o Biotério da UCDB, e conta com apoio do Exército Brasileiro, Instituto Homem Pantaneiro, Governo do Estado, Ibama/Prevfogo, UFMS, Pacto Pantanal-Fundo Clima, PSA Brigadas e PPG Agroambiental UCDB.

(Texto editado para atualização de informação)

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

PUBLICIDADE