Da Redação em 25 de Maio de 2026
Clóvis Neto/PMC

Atividades iniciaram na sexta-feira, dia 22, no ginásio poliesportivo
O lançamento oficial ocorreu na sexta-feira, 22 de maio, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros e reuniu gestores, coordenadores, professores, estudantes, familiares e integrantes da comunidade escolar em atividades recreativas, brincadeiras intergeracionais, apresentações e momentos de convivência. O evento também contou com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A programação integra o calendário oficial do município por meio da Lei Municipal nº 2.930, de março de 2024, criada para acompanhar a Semana Mundial do Brincar, movimento promovido pela Aliança pela Infância e celebrado em diversos países em torno do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio.
Ao longo da semana, as escolas vão desenvolver uma programação temática dividida. Nesta segunda-feira, dia 25, as atividades previstas estão relacionadas às brincadeiras tradicionais, com ações para resgatar práticas populares como amarelinha, pular corda, roda cantada, peteca, pega-pega, esconde-esconde, dança das cadeiras e telefone sem fio.
Na terça-feira, a proposta “Brincar com a Família” busca fortalecer a relação entre escola e responsáveis por meio de acolhida das famílias, brincadeiras coletivas, circuitos de jogos, oficinas de desenho, pintura e atividades dirigidas entre pais e filhos.
A quarta-feira será dedicada ao “Brincar Livre”, com exploração de espaços da escola, cantinhos temáticos de leitura, construção e faz de conta, além de brincadeiras com materiais diversos e experiências sensoriais com água, areia e texturas. Já na quinta-feira, estudantes participam de oficinas para construção de brinquedos com materiais recicláveis, como carrinhos, chocalhos e bilboquês, além de momentos de exposição e utilização dos objetos confeccionados.
O encerramento na sexta-feira, 29, vai trabalhar o tema “Cultura e Imaginação”. A programação conta com contação de histórias, dramatizações, brincadeiras de faz de conta, desfile de fantasias, apresentações infantis e momentos de socialização das experiências vividas durante a semana.
As atividades também contam com ações voltadas à inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. O projeto previu adaptações pedagógicas e recursos acessíveis para assegurar a participação das crianças conforme suas necessidades específicas.
A proposta busca reforçar o brincar como direito fundamental da criança, previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança da Unicef, além de destacar a importância das experiências lúdicas para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. A iniciativa foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o brincar como uma das principais formas de expressão e aprendizagem na Educação Infantil.
As informações são da Assessoria de Comunicação da PMC.
Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.
No Diário Corumbaense, os comentários feitos são moderados. Observe as seguintes regras antes de expressar sua opinião:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. O Diário Corumbaense se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.