PUBLICIDADE

Paulo Duarte cobra explicações sobre déficit da CASSEMS e aumento na contribuição de cônjuges

Rosana Nunes em 19 de Maio de 2026

Wagner Guimarães/Alems

Deputado destacou a necessidade de garantir transparência antes da adoção de uma medida considerada de grande impacto social.

O deputado estadual Paulo Duarte (PSDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando esclarecimentos detalhados à Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS) sobre o reajuste na contribuição dos cônjuges dos beneficiários, passando de R$ 35 para R$ 450 e terá início na competência maio/2026, com vencimento em 10 de junho.

O pedido foi encaminhado ao presidente da CASSEMS, Ricardo Ayache, e busca informações técnicas, financeiras e atuariais que fundamentaram a medida. Entre os questionamentos feitos pelo parlamentar estão a origem do déficit financeiro da instituição, os estudos utilizados para justificar o aumento de 1185,71% e os motivos pelos quais o impacto da medida recai especificamente sobre os cônjuges dos servidores.

Segundo Paulo Duarte, é necessário garantir transparência antes da adoção de uma medida considerada de grande impacto social.

“Os servidores e seus familiares precisam compreender quais fatores levaram a CASSEMS a propor um aumento tão expressivo. É necessário saber se outras alternativas foram estudadas antes de transferir esse peso para os cônjuges”, afirmou o deputado.

No requerimento, o parlamentar também solicita detalhes sobre os critérios técnicos, estatísticos e financeiros utilizados nos cálculos atuariais que embasaram a proposta apresentada pela diretoria da entidade.

Para o deputado, o debate precisa ocorrer com responsabilidade e ampla divulgação das informações. “Estamos falando de milhares de famílias que dependem da CASSEMS. Deixar clara a origem do déficit de forma objetiva é essencial para garantir segurança, confiança e justiça nas decisões tomadas”, destacou.

O requerimento recebeu assinatura conjunta dos deputados estaduais Lia Nogueira, Júnior Mochi, Lídio Lopes, Pedro Kemp e Gleice Jane.

O documento foi protocolado nesta terça-feira (19), no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.

Com informações da assessoria parlamentar. 

Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.

Comentários:

Elaine Lustosa de Lima : É preciso transparência ao servidor. Da noite para o dia acontece esse aumento e já entra em vigor! Sem que tenha sido informado as categorias. Novamente a cassems alega que precisa equilibrar e que em comparação a outros planos é mais em conta. É pra ser mais em conta mesmo e de boa qualidade, se não, não é preciso Cassems para servidor.

jorge martim: Muito boa a iniciativa deputado algo esta muito errado pq como que vai impor uma cobrança dessa magnitude para servidores que nao ganham muito e um impacto muito grande no salario, deve haveres despesas muito maior que deveria existir dinheiro que foi gerenciado para outras coisas que comprometeu a receita e os servidores não pódem págar esse rombo. Cortar gastos, diminuir folhas, deputado uma cpi acho que é necessario.

Nair Specort : Só acho que tem que suspender esse aumento até que as coisas se esclareçam.

PUBLICIDADE