Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC em 14 de Maio de 2026
Ayrton Benites/PMC

O Município vai agora avaliar a viabilidade da implantação do projeto
Durante a reunião, o prefeito determinou que as fundações de Turismo e de Meio Ambiente do Pantanal realizem estudos sobre a proposta e avaliem a viabilidade da implantação do projeto em Corumbá.
Segundo Bruno Wendling, o projeto surgiu há cerca de cinco anos, quando o Estado passou a avaliar a possibilidade de certificar destinos turísticos como carbono neutro por meio de metodologias reconhecidas internacionalmente e validadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Pantanal sabe e sente os impactos da agenda climática. A gente entende que esse movimento é o movimento responsável de um destino turístico como Corumbá, no sentido de compreender qual é o impacto das atividades econômicas e turísticas na emissão de carbono e como isso pode ser neutralizado e reduzido”, afirmou.
Wendling destacou que Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de se tornar carbono neutro até 2030 e defendeu que Corumbá poderia liderar essa agenda na região pantaneira. Segundo ele, a adesão ao projeto também fortaleceria a imagem internacional do destino turístico.
“O Pantanal é um bioma reconhecido internacionalmente e isso melhora cada vez mais a visibilidade do destino enquanto produto turístico global”, disse.
O diretor-presidente da Fundtur-MS explicou que a metodologia aplicada poderia ser adaptada a diferentes realidades turísticas. Ele citou como exemplos Bonito, primeiro destino do Estado a aderir à proposta, e Machu Picchu, no Peru, que também recebeu certificação.
“Existe um método para recortar uma área específica, medir a emissão de gás carbônico e, a partir dessas informações, neutralizar os impactos. No futuro, pode até se tornar um destino carbono negativo, sequestrando mais carbono do que emite”, afirmou.
Segundo Wendling, o principal ganho imediato seria o fortalecimento da imagem de Corumbá no mercado internacional. “As empresas que aderirem ao processo vão perceber peso maior nas negociações com operadores internacionais. O turista estrangeiro busca cada vez mais destinos certificados e comprometidos com a agenda climática”, declarou o titular da Fundtur-MS.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, José de Carvalho Junior, afirmou que o turismo sustentável é uma tendência consolidada e avaliou que Corumbá avançou ao iniciar as discussões sobre a descarbonização do destino turístico.
“O turismo sustentável é um caminho sem volta, e Corumbá está dando um passo importante nessa direção. Nosso objetivo é preparar a cidade para o futuro do turismo, com responsabilidade, inovação e compromisso com as próximas gerações”, afirmou. Ele também ressaltou a parceria com a Fundtur-MS no custeio do projeto.
O projeto Destino Carbono Neutro, conduzido pelo Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundtur-MS, tem como objetivo neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pela atividade turística, por meio de ações de medição, compensação e redução de impactos ambientais.
Receba as principais notícias de Corumbá, Ladário e MS pelo WhatsApp do Diário Corumbaense. Clique aqui para entrar em um de nossos grupos ou siga no Instagram acessando o link e clicando em seguir.
No Diário Corumbaense, os comentários feitos são moderados. Observe as seguintes regras antes de expressar sua opinião:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. O Diário Corumbaense se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.