PUBLICIDADE

Curso Mais Saúde com Agente certifica 145 profissionais após cerca de um ano de formação

Da Redação em 23 de Janeiro de 2026

Renê Marcio Carneiro/PMC

Solenidade encerrou período de cerca de um ano de formação

A formatura das turmas 1 e 2 do Curso Mais Saúde com Agente marcou a conclusão da formação de 145 profissionais dos cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias (ACE). A cerimônia foi marcada pela valorização do papel estratégico desses trabalhadores no fortalecimento da saúde pública, após aproximadamente um ano de dedicação aos estudos.

Entre os concluintes, o agente de endemias Rodrigo Cassiano Rodrigues destacou que a certificação representa a realização de um sonho construído ao longo de uma caminhada intensa, que exigiu esforço, disciplina e perseverança. Segundo ele, a conquista foi possível por meio do projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde. “Foram meses de muito aprendizado, com provas, trabalhos, aulas práticas e desafios superados. Chegar até aqui depois de cerca de um ano de formação torna esse momento ainda mais especial e inesquecível”, afirmou.

A secretária de Saúde, Tatiana Mattos, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da qualificação contínua para o cuidado com a população. “Hoje celebramos mais do que a conclusão de um curso. Celebramos o fortalecimento de profissionais essenciais. ACS e ACE estão diariamente nos territórios, próximos das famílias, ouvindo, orientando e acolhendo. Essa formação de aproximadamente um ano reflete o compromisso com a qualidade do cuidado em saúde”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), também destacou a relevância da iniciativa para a melhoria dos serviços de saúde no município. “É uma oportunidade concreta de qualificação, que dá um salto de qualidade no atendimento à população", ressaltando o fortalecimento da atuação preventiva, contribuindo para desafogar as unidades básicas de saúde e o pronto-socorro.

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira, foi representado na solenidade pela secretária de Governo e Gestão Estratégica, Josileia Rigo Marques, que reforçou o apoio institucional à formação e à valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Curso Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o CONASEMS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituições de referência nacional que asseguram a qualidade, a seriedade e a relevância da formação oferecida. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.

PUBLICIDADE